mulher tapando os olhos com as duas mãos

Janeiro branco: seus olhos também podem manifestar sinais de estresse

Saiba como problemas mentais, que vem aumentando nos últimos anos segundo a OMS, podem afetar a sua visão e vice-versa

Visão embaçada, espasmos nos olhos, dores de cabeça e olhos lacrimejantes ou secos? Sabia que esses sintomas podem ser em decorrência de estresse?

Sim, pesquisadores descobriram que o estresse mental pode levar a sintomas, inclusive, de perda de visão. Isso porque nosso corpo reage ao estresse por meio do mesmo mecanismo: “luta ou fuga”.

Nessa batalha do nosso corpo contra os mecanismos estressores, são liberados hormônios que instigam várias ações em segundos: o bombeamento de sangue e oxigênio rapidamente para nossas células, aceleração da frequência cardíaca e o aumento do estado de alerta mental.

E o que isso significa? Que nesse desequilíbrio de ações corpóreas nossos olhos também podem ser afetados. Como?

Bem, se você está curioso para saber mais sobre essa história e como interromper o ciclo de estresse é fundamental para lidar com problemas de visão relacionados, continue aqui conosco!

Como o estresse afeta a sua visão

O estresse é um problema comum na maioria das sociedades. E esse sufoco mental aumentou muito nos últimos anos com o advento da pandemia. Um estudo da Organização Mundial da Saúde  mostrou que a incidência de ansiedade e depressão aumentou 25% na população mundial após a crise de covid-19.

E por que esse dado também gera um alerta para a sua visão?

O estresse contínuo no corpo faz com que os níveis de cortisol e adrenalina aumentem, o que, por sua vez, afeta negativamente os olhos e o cérebro.

O cortisol, também conhecido como “hormônio do estresse”, é liberado pelo corpo em resposta ao estresse e afeta a pressão sanguínea, a respiração e a tensão muscular. Quando muito cortisol é liberado, pode interromper o fluxo sanguíneo entre os olhos e o cérebro, levando a problemas de visão.

O impacto ocular do estresse pode variar de um leve desconforto, visão turva e até a perda de visão. Além disso, o estresse não apenas causa novas condições, mas também piora as já existentes.

Efeitos do estresse na visão

Levantamentos indicam que existe uma conexão clara entre o estresse e seus efeitos na visão. A ansiedade por si só pode causar o desenvolvimento de muitos sintomas oculares e visuais diferentes, dentre eles podemos listar:

  • Visão embaçada, halos ou sombras
  • Nebulosidade na visão
  • Flashes de luz
  • Visão dupla
  • Distorções visuais
  • Visão de caleidoscópio
  • Tensão ocular
  • Músculos oculares doloridos
  • Dores de cabeça.

Esses efeitos acima citados são os mais comuns, no entanto, alguns pacientes apresentam ainda algumas condições adicionais de resposta ao estresse na visão que incluem:

  • Dilatação das pupilas
  • Campo de visão estreito
  • Taxa de piscada reduzida
  • Enrijecimento e aumento do fluxo sanguíneo para os músculos oculares
  • Olhos secos ou olhos muito úmidos

Como melhorar esses sintomas?

Além dos tratamentos tradicionais indicados pelos oftalmologistas — dependendo do problema de visão apresentado por cada paciente — estudos recentes que investigam a conexão entre estresse e problemas de visão adotam uma abordagem psicossomática para o tratamento. Como assim?

A indicação médica é tratar primeiro da causa (o problema mental) para depois lidar com o problema de visão. Por isso, a profilaxia nesses casos é a redução do estresse através de técnicas de relaxamento tais como:

  • Meditação
  • Yoga
  • Técnicas de gerenciamento de estresse
  • Respiração
  • Terapia

Estresse e perda de visão

Neste artigo, abordamos que o estresse conduz a perda de visão. Mas o contrário também é verdadeiro. Estudos mostram que pessoas que tiveram problemas oculares também relatam um aumento de estresse.

Os tipos de estresse mental que podem ser causados pela perda da visão incluem:

  • Ansiedade
  • Depressão
  • Isolamento social
  • Exaustão emocional

Como o estresse é tanto uma consequência quanto uma causa da perda de visão, as pessoas podem se encontrar em uma perigosa espiral. Ou seja, a perda inicial da visão causa estresse, o que, por sua vez, leva a mais perda de visão, aumentando assim o nível de estresse e assim por diante.

Devido a essa conexão, os oftalmologistas são incentivados a concentrar parte de seus esforços na recomendação da redução do estresse como aliado para os problemas de visão correlacionados.

Dicas de como fugir do estresse

Fique ativo

Praticamente qualquer forma de atividade física pode atuar como um apaziguador do estresse. Isso porque exercícios físicos aumentam os níveis de endorfinas e outras substâncias químicas neurais que ampliam sua sensação de bem-estar.

O exercício também pode reorientar sua mente para os movimentos do seu corpo, o que pode melhorar seu humor e ajudar a diminuir as irritações do dia.

Tenha uma dieta saudável

Algumas pessoas podem lidar com o estresse bebendo muita cafeína ou álcool, fumando, comendo demais ou usando substâncias ilegais. Esses hábitos podem prejudicar sua saúde.

Comer de forma saudável é uma parte importante de cuidar de si mesmo. Portanto, procure comer uma variedade de frutas, vegetais e grãos integrais.

Sorria mais

Um bom senso de humor não pode curar todas as doenças, mas pode ajudá-lo a se sentir melhor, mesmo que você tenha que forçar uma risada falsa em meio ao seu mau humor. Tente!

Quando você ri, isso não apenas alivia sua carga mental, mas também causa mudanças físicas positivas em seu corpo. Então, leia ou conte algumas piadas, assista a uma comédia ou experimente a técnica de ioga do riso (você não vai se arrepender!).

Conecte-se com outras pessoas

Quando você está estressado e irritado, seu instinto pode ser o de se isolar. Em vez disso, procure familiares e amigos e faça conexões sociais.

O contato social é um bom calmante porque pode oferecer distração, fornecer apoio e ajudá-lo a tolerar os altos e baixos da vida. Então faça uma pausa para o café com um amigo, envie um e-mail para um parente ou visite seu local de culto.

Até por essa falta de conexão entre pessoas, durante o isolamento social, aumentaram as doenças mentais, segundo o levantamento da OMS citado no início deste artigo.

Seja um problema de estresse ou de visão, no Centro Oftalmológico Integrado (COI), nos preocupamos com a sua saúde. Nosso objetivo é fornecer tudo o que você precisa para proteger sua saúde ocular.

Solicite um agendamento hoje mesmo com os nossos especialistas! Clique aqui faça o agendamento online.

Revisão médica: Dr. Celso Lopez

Médico oftalmologista

CRM 75275

Receba nossas novidades

Inscreva-se gratuitamente em nossa newsletter.

Inscrever

Ao inscrever-se você está de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de uso.

Posts recentes:

Cuidar da visão é essencial para manter a qualidade de vida e desempenho no ambiente

A retinopatia diabética é uma complicação ocular que afeta pessoas com diabetes. Ela ocorre devido

A catarata é uma doença ocular que afeta o cristalino, a lente natural do olho

Agende uma Consulta
Agende agora mesmo uma avaliação oftalmológica.