visão ambiente de trabalho

Ambiente de trabalho: Cuide da sua visão

Cuidar da visão é essencial para manter a qualidade de vida e desempenho no ambiente de trabalho.  

Porém, em um mundo cada vez mais digital, passar horas a fio encarando um monitor pode levar à fadiga ocular, secura, irritação e até mesmo problemas de visão mais graves a longo prazo. 

Alguns estudos apontam que a permanência prolongada diante do monitor, pode levar ao desenvolvimento da Síndrome Visual Relacionada a Computadores (SVRC) que, segundo estimativas, já atinge cerca de 90% das pessoas que permanecem por mais de três horas em frente às telas. 

Por isso, cuidar da visão no ambiente de trabalho se torna essencial para manter a produtividade e a qualidade de vida. 

Melhore a ergonomia no ambiente de trabalho 

Para cuidar da visão no ambiente de trabalho é importante pensar na ergonomia e no posicionamento dos equipamentos para evitar problemas de visão e postura. 

Ajuste de cadeira e mesa 

O ajuste correto da cadeira e da mesa é fundamental para manter uma postura saudável. A cadeira deve ser ajustada de forma que os pés fiquem apoiados no chão, os joelhos formem um ângulo de 90 graus e a coluna fique alinhada.  

Já a mesa, juntamente com teclado e mouse, deve estar na altura correta para que os braços fiquem apoiados sem que os ombros fiquem tensionados. 

Posição de monitor 

A posição do monitor também é importante para evitar problemas de visão e postura. A tela do computador deve estar na altura dos olhos ou ligeiramente abaixo, a cerca de um braço de distância. O centro da tela deve estar a 10 a 20 graus abaixo da linha horizontal dos olhos. 

Iluminação  

A iluminação do ambiente de trabalho também é importante para cuidar da visão. A luz deve ser adequada para evitar reflexos na tela do computador e não deve ser muito forte para não cansar os olhos.  

Além disso, é importante ter uma iluminação geral adequada para evitar que o ambiente fique muito escuro. 

Dicas para não prejudicar a visão no ambiente de trabalho 

Um dado preocupante mostra que a maioria dos casos de cegueira no Brasil poderiam ser evitados. Para isso, bastaria que as pessoas seguissem algumas dicas, evitando se colocar em risco, protegendo os olhos, fazendo consultas oftalmológicas periodicamente.  

Esse cuidado deve se estender ao ambiente de trabalho, seguindo algumas das recomendações a seguir. 

Faça pausas regulares 

Para evitar o desenvolvimento da Síndrome Visual Relacionada a Computadores (SVRC), a síndrome do olho seco ou outras patologias visuais, é importante fazer pausas regulares para não “forçar” a visão. 

Uma das práticas recomendadas é a técnica 20-20-20. A cada 20 minutos, desvie o olhar da tela do computador e olhe para um objeto a cerca de 20 pés (6 metros) de distância, por pelo menos 20 segundos. Essa técnica ajuda a reduzir a fadiga ocular e o estresse visual. 

Faça exercícios de foco e relaxamento 

Além da técnica 20-20-20, é importante realizar exercícios de foco e relaxamento. Esses exercícios ajudam a melhorar a circulação sanguínea nos olhos e a reduzir a tensão ocular. 

Um exercício simples consiste em fechar os olhos e respirar profundamente algumas vezes. Em seguida, abra os olhos e olhe para um objeto próximo por alguns segundos. Depois, olhe para um objeto distante por alguns segundos. Repita esse processo algumas vezes. 

Outro exercício consiste em segurar um lápis com o braço estendido, mantendo o foco na ponta do lápis. Em seguida, mova o lápis em direção ao seu rosto, mantendo o foco na ponta. Quando o lápis estiver muito próximo do seu rosto, desvie o olhar para um objeto distante. Repita esse processo algumas vezes. 

Esses exercícios são simples, mas podem ajudar a reduzir a fadiga ocular e a melhorar a saúde dos seus olhos. Lembre-se de fazer pausas regulares e de adotar uma postura adequada para evitar problemas de visão no ambiente de trabalho. 

Use óculos de proteção 

Se você trabalha em um ambiente com produtos químicos, poeira ou materiais que ofereçam risco de que algo atinja seus olhos, é imprescindível usar óculos de proteção. 

Pisque com frequência 

Piscar ajuda a lubrificar os olhos e prevenir o ressecamento. Por isso, é importante tentar piscar conscientemente de tempos em tempos. Busque fazer isso a cada minuto. Não demore muito para realizar piscadas mais profundas, assim seu olho se mantém umedecido. 

Use colírios lubrificantes 

Caso seus olhos fiquem secos ou irritados e o piscar com frequência já não esteja dando resultado, use colírios lubrificantes para aliviar o desconforto. 

Lembre-se de conversar com seu oftalmologista sobre qual tipo de colírio é melhor para você. 

Procure ajuda oftalmológica 

Procurar uma clínica oftalmológica qualificada pode ajudar você a, não apenas descobrir um bom colírio, mas também ter suporte para a realização de exames e um acompanhamento completo para identificar problemas de visão que podem estar escondidos. 

Por isso, se você quer manter a saúde da sua visão, marque sua consulta online e conte conosco para ajudar você a recuperar o conforto e a clareza de sua visão, para aproveitar ao máximo cada momento.  

Revisão médica: Dr. Celso Lopez

Médico oftalmologista

CRM 75275

Receba nossas novidades

Inscreva-se gratuitamente em nossa newsletter.

Inscrever

Ao inscrever-se você está de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de uso.

Posts recentes:

Cuidar da visão é essencial para manter a qualidade de vida e desempenho no ambiente

A retinopatia diabética é uma complicação ocular que afeta pessoas com diabetes. Ela ocorre devido

A catarata é uma doença ocular que afeta o cristalino, a lente natural do olho

Agende uma Consulta
Agende agora mesmo uma avaliação oftalmológica.