Dúvidas

Tem alguma dúvida?

Separamos aqui algumas respostas para perguntas frequentes!

Quando bem indicados, as crianças utilizam seus óculos sem nenhum problema. Ainda que tenham pouca idade, percebem os benefícios dos óculos para a visão e raramente os removem do rosto.

Não existem tratamentos medicamentosos com comprovação científica para a catarata. Quando diagnosticada e desde que comprometa o desempenho visual do paciente, é indicada a cirurgia.

O glaucoma, quando diagnosticado, pode ser tratado com medicamentos como colírios de uso contínuo e, em alguns casos de difícil controle clínico, a cirurgia pode ser indicada. O glaucoma não tem cura, tem controle.

O estrabismo, em algumas crianças, pode ser tratado adequadamente com o uso de óculos, quando necessário. Contudo, algumas crianças têm na cirurgia o único tratamento comprovadamente eficaz.

A cirurgia refrativa a laser e a cirurgia faco-refrativa necessitam de avaliação oftalmológica completa para que sejam bem indicadas. Alguns pacientes, de acordo com as características do globo ocular, não devem ser submetidos à cirurgia refrativa, pois podem ocorrer complicações pós-operatórias.

Os óculos de sol com proteção UVA e UVB são úteis na proteção da saúde ocular. Além do conforto durante a exposição à luz intensa, protegem as células da retina do excesso de exposição.

O diabetes e a hipertensão arterial, quando não controlados adequadamente, podem ocasionar lesões graves na retina, levando ao comprometimento severo da visão e, até mesmo, à cegueira. Diagnóstico e tratamento precoces das lesões da retina são fundamentais para que o paciente não comprometa sua visão.

Muitos colírios podem causar danos graves e irreversíveis à visão. Colírios com corticosteróide na sua composição podem causar glaucoma, catarata e agravamento de algumas infecções oculares. A prescrição de colírios deve ser feita por um médico oftalmologista, após exame ocular criterioso.

O uso das lentes de contato é muito seguro, desde que sejam obedecidas algumas regras, tais como: as lentes serem indicadas por um médico oftalmologista; passarem por higienização adequada e frequente; não dormir com as lentes; utilizar lubrificantes adequados e deixar de utilizá-las caso apresente dor, vermelhidão e incômodo. Caso algum problema ocorra, consulte um oftalmologista.

Celulares, tablets e computadores podem trazer uma série de problemas oculares. Alterações na lubrificação ocular, vermelhidão dos olhos, lacrimejamento e dor de cabeça estão entre os sintomas mais importantes. Recentes estudos demonstram o aumento na graduação da miopia nas crianças que fazem uso constante de smartphones e computadores.

Ficou alguma dúvida?

Preencha as informações e envie aqui!