You are currently viewing Férias escolares: leve seu filho para fazer check-up ocular

Férias escolares: leve seu filho para fazer check-up ocular

Exames oftalmológicos são extremamente importantes, pois permitem a identificação de problemas que podem atrapalhar o processo de alfabetização e aprendizagem da criança

Férias escolares, geralmente um momento tão aguardado pelas crianças, é sinônimo de brincadeiras, viagens, mais tempo livre com os amigos. E também uma excelente oportunidade para fazer o check-up na saúde das crianças. Sim! Aproveite este mês sem tantas obrigações e agendas apertadas para fazer alguns exames preventivos que garantam a perfeita saúde das crianças.

Essa flexibilidade maior nos compromissos faz dessa uma ótima época para os pais focarem a atenção na saúde ocular do seu filho, aproveitando o período que antecede o início de volta às aulas.

A capacidade visual das crianças se desenvolve até os sete anos de idade e dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), mostram que cerca de 12% desses pequenos em idade escolar precisam usar óculos, mas boa parte nunca fez um exame oftalmológico.

Não visitar o médico ou deixar a consulta para última hora, pode piorar os problemas de visão e trazer consequências sérias. Muitas doenças oculares não apresentam sintomas em sua fase inicial, por isso, a prevenção é essencial para evitar problemas mais graves e até mesmo a perda definitiva da visão.

Principais problemas de visão

Os erros refrativos (miopia, hipermetropia, astigmatismo) não corrigidos são a principal causa de deficiência visual em crianças e adolescentes no mundo. Alguns erros refrativos mais graves podem ocasionar, inclusive, a perda permanente da visão nos primeiros anos de vida.

De acordo com o último levantamento da Organização Mundial de Saúde (OMS), 80% dos casos de deficiência visual existentes no mundo poderiam ter sido evitados, pelo fato de serem possíveis de prevenir e tratar, quando diagnosticado precocemente.

A OMS estima ainda, que 12 milhões de crianças em todo o mundo se beneficiariam da simples prescrição médica dos óculos. Por isso, é tão importante o exame oftalmológico. Com ele é possível detectar alterações que comprometam a visão e, principalmente, o desenvolvimento geral da criança. Por meio do exame, outras doenças oculares também podem ser detectadas além dos erros refrativos. São elas: glaucoma, estrabismo, catarata infantil, alterações da retina e muitas outras.

Fique atento a alguns sintomas que podem indicar problemas de visão nas crianças:

–  Lacrimejamento constante
– Olhos vermelhos e presença de secreção

– Fotofobia – intolerância à luz
– Fechar um dos olhos em locais ensolarados
– Tombar a cabeça para um dos lados
– Aproxima-se muito do caderno ao escrever

– Dor de cabeça ou nos olhos com frequência
– Assistir TV muito próximo
– Esfrega o olho constantemente.

Uso excessivo de telas pode causar problemas de visão

Em tempos modernos, existe ainda um grande vilão para os olhos das crianças: as telas de equipamentos eletrônicos. Muitos dos problemas de visão nas crianças e adolescentes podem ser agravados também pelo excesso do uso de telas, como celulares, televisão e computadores.

Em julho, mês de recesso escolar, a atenção para esse problema deve ser redobrada. Com o tempo livre, as crianças passam horas jogando videogame ou assistindo a filmes e desenhos animados em celulares e tablets. Essa maratona eletrônica pode propiciar consequências sérias na visão.

Além da consulta com o oftalmologista, veja alguns cuidados importantes para contribuir com a saúde dos olhos do seu filho durante as férias e por toda a vida:

– Limite o tempo de uso dos aparelhos eletrônicos

– Mantenha o ambiente iluminado, de preferência luz natural, e uma distância mínima de 40cm da tela durante o uso.

– Incentive práticas ao ar livre. Sempre!

– Mantenha uma alimentação saudável, rica em vitaminas.

Aproveite o período que antecede a volta às aulas e marque uma consulta com os oftalmologistas do COI. Garanta que seu filho possa desfrutar de um ano letivo com saúde ocular de qualidade.