You are currently viewing Olhos vermelhos: conheça 7 possíveis causas desse problema

Olhos vermelhos: conheça 7 possíveis causas desse problema

  • Post category:Oftalmologia

A vermelhidão nos olhos pode parecer algo inofensivo, apenas um “cisco” que caiu na região ocular. Mas cuidado, graves doenças se escondem atrás dos olhos vermelhos. Saiba como distinguir.

Olhos vermelhos são sempre um incômodo. A boa notícia é que as causas não graves dessa condição médica são significativamente mais comuns do que as situações perigosas. Mas é importante conhecer os sinais para observar quando seus olhos precisam de mais atenção de um profissional especializado.

A irritação e a vermelhidão dos olhos comuns geralmente diferem de problemas mais sérios com base em três sintomas fundamentais:

  • dor
  • sensibilidade à luz
  • mudanças de visão

Neste artigo, abordaremos as causas comuns de olhos vermelhos e quais os sinais que devem levar você a consultar um oftalmologista. Fique atento!

O que é um olho vermelho?

Como o próprio nome já dá indícios, trata-se de um termo usado para descrever olhos irritados, avermelhados. A vermelhidão acontece quando pequenos vasos sanguíneos sob a superfície do olho aumentam ou ficam inflamados. Geralmente, é uma reação a algo que está irritando o olho. A condição pode afetar um ou ambos os olhos e pode se desenvolver ao longo do tempo ou aparecer repentinamente, como alergias ou lesões oculares.

Os olhos vermelhos podem ser acompanhados de dor ocular, coceira, secreção, olhos inchados ou alterações na visão. Muitos casos de olhos vermelhos são relativamente inofensivos, mas, como veremos ao longo deste artigo, é preciso ficar atento aos sintomas, os olhos vermelhos também podem ser um prenuncio de doenças oculares mais graves.

Quais são as causas mais comuns de olhos vermelhos?

As causas mais comuns de olhos vermelhos são alergias, olhos secos, uso excessivo de lentes de contato e os diversos tipos de conjuntivites.

No entanto, há um conjunto de doenças graves do olho que também tem com um dos sintomas e sinais os olhos vermelhos. Saiba como diferenciar!

Alergias

Se você tem alergias, seus olhos também podem sentir a diferença com a mudança das estações. Alérgenos como pólen ou poeira no ar podem causar coceira, lacrimejamento ou queimação nos olhos. Se você conhece bem suas alergias e não tem certeza da causa, visite um oftalmologista para um diagnóstico e tratamento adequados.

Herpes ocular

O herpes ocular tende a infectar a córnea, causando inflamação, vermelhidão nos olhos, lacrimejamento e – em casos raros – perda de visão. Alguns pacientes que possuem herpes ocular também podem sentir dificuldade de abrir os olhos devido a dor e irritação, além da formação de pontinhos brancos ou úlceras na córnea. É importante ir ao oftalmologista assim que surgirem os primeiros sintomas.

Olhos secos

Muito tempo de tela e falta de sono podem levar a olhos secos. Também é possível ter olhos secos crônicos se o seu sistema de drenagem lacrimal não funcionar adequadamente, o que pode levar à alterações da lubrificação ocular. Embora os colírios lubrificantes possam ajudar, se o problema persistir, diferentes tratamentos específicos podem ser empregados, como a introdução de imunossupressão tópica ou a colocação de um plugue pontual (ducto lacrimal).

Conjuntivite: bacteriana e viral

A conjuntivite é um processo inflamatório dos olhos que pode ser causado por diferentes fatores, a mais comum é a conjuntivite viral seguida da bacteriana. Os sintomas da conjuntivite bacteriana ou viral incluem olhos vermelhos, inchaço, coceira e hipersensibilidade à luz. No caso da conjuntivite bacteriana, a secreção amarelada intensa associada à potencial lesão corneana podem levar à sérias alterações oculares e comprometimento da visão.

A conjuntivite é muito contagiosa e você deve visitar um médico se estiver com sintomas. É muito importante que você tome as precauções necessárias para não contagiar outras pessoas, evitando o compartilhamento de qualquer coisa que entre em contato com seus olhos (por exemplo, toalhas, lençóis, travesseiros etc.). A lavagem frequente e cuidadosa das mãos com água e sabão são fundamentais.

Uveíte

A uveíte é uma inflamação que afeta a camada interna do olho chamada trato uveal. A doença pode ser causada por infecção ou uma resposta do sistema imunológico. Junto com os olhos vermelhos, você também pode sentir dor e sensibilidade à luz. A uveíte é uma condição que ameaça a visão e, se não for tratada, também pode levar ao desenvolvimento de várias complicações, como glaucoma, catarata ou perda permanente da visão.

Corpo estranho

Um corpo estranho é algo como um cílio, areia ou uma pequena sujeira que entra nos olhos. O principal sintoma é irritação, vermelhidão e dor em alguns casos. Atenção: em casos de forte impacto do corpo estranho, este pode até perfurar o olho e causar ferimentos graves.

Se algo ficar preso em seu olho por mais de algumas horas, você deve interromper imediatamente todas as tentativas de removê-lo e procurar cuidados médicos.

Tumor ocular

Os tumores oculares são raros e difíceis de detectar. Um oftalmologista deve verificar qualquer irritação ocular, alterações na visão ou dor que você não possa explicar para descartar qualquer possível causa, incluindo tumores oculares.

Olhos vermelhos ou apenas uma pequena marca vermelha – qualquer que seja a condição, não hesite em procurar a ajuda do seu oftalmologista se persistir por mais de um dia, se doer ou causar problemas de visão. Se você tiver alterações repentinas na visão ou dor intensa, dirija-se ao pronto-socorro mais próximo o mais rápido possível.

Glaucoma agudo

O glaucoma agudo de ângulo fechado é uma condição ocular grave que ocorre quando a pressão do fluido dentro do olho aumenta rapidamente. Os sintomas habituais são dor ocular súbita e intensa, olhos vermelhos e visão reduzida ou turva, alguns pacientes também chegam a vomitar. O tratamento imediato com um oftalmologista é necessário para aliviar os sintomas e prevenir a perda permanente da visão.

Quando você deve procurar o oftalmologista caso seus olhos fiquem vermelhos?

Como já mencionado anteriormente, embora os olhos vermelhos geralmente não sejam um grande problema, algumas causas dessa vermelhidão podem ser graves. E com todas essas informações, pode ser difícil saber quando você deve se preocupar. Qualquer um dos seguintes sintomas deve levar a uma visita a um profissional de saúde:

  • Alterações na visão, como embaçamento ou dificuldade para enxergar
  • Dor nos olhos
  • Dor de cabeça severa
  • Náusea e vomito
  • Febre
  • Sensibilidade à luz incomum ou halos ao redor das luzes
  • Lesão ocular ou exposição química
  • Inchaço ao redor do olho ou incapacidade de manter o olho aberto
  • Secreção e lacrimejamento intensos

Você está sentido alguns dos sintomas acima elencados? Não perca tempo! Agende já sua consulta com um dos nossos especialistas e evite problemas futuros com a sua visão.