mãos de várias raças lendo braile (abril marrom)

Abril Marrom: conheça as principais causas da cegueira e saiba como prevenir 

Consultas frequentes ao oftalmologista, exercícios físicos, prevenção de acidentes e uma boa alimentação podem te livrar de problemas oculares graves como a cegueira

 A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que pelo menos 2,2 bilhões de pessoas têm deficiência visual ou cegueira. Só no Brasil, segundo o IBGE, 18,6% da população possui algum tipo de deficiência visual. 

Mas você sabia que 80% dos casos de perda de visão poderiam ser evitados e tratados? 

Isso mesmo! A prevenção é a chave para evitar ou impedir o avanço da cegueira. No entanto, para prevenir a perda de visão é preciso entender as causas e principais sintomas dela.   

Por isso, neste mês do Abril Marrom, data em que é celebrada a conscientização sobre as diversas doenças visuais que podem causar a perda irreversível da visão, vamos, por meio deste artigo, te mostrar os principais motivadores da cegueira e como os cuidados simples e a prevenção podem te salvar de problemas oculares graves no futuro. Preparado(a)? 

O que é a cegueira? 

Muitos talvez não saibam, mas a cegueira é a incapacidade de enxergar, parcial ou totalmente. 

Isso mesmo, pessoas que conseguem enxergar vultos ou parcialmente as coisas também são consideradas cegas, ou com deficiência visual, como usualmente chamamos pessoas com essas condições. 

A OMS classifica a deficiência visual em três níveis: 

  •       Deficiência visual moderada
  •       Deficiência visual grave
  •       Deficiência visual profunda

O que causa a cegueira? 

Segundo a OMS, as principais causas da deficiência visual e cegueira são erros refrativos (miopia, astigmatismo e hipermetropia) não corrigidos e catarata. 

E a maioria das pessoas que tem deficiência visual é porque não tratou outras doenças oculares precocemente. Para essas pessoas, a visão poderia ter sido restaurada com óculos apropriados, lentes de contato ou cirurgia refrativa. Não por acaso, a OMS acredita que 80% dos casos de cegueira poderiam ter sido evitados.   

Ainda de acordo com dados da OMS, a maioria das pessoas com deficiência visual e cegueira tem mais de 50 anos e estima-se que os custos globais anuais de perdas de produtividade associadas à deficiência visual são em torno de 411 bilhões de dólares. 

Além das causas da cegueira já mencionadas, a Organização Mundial da Saúde elenca ainda os seguintes motivos: 

  •       Degeneração macular relacionada à idade
  •       Retinopatia diabética (causada pela diabetes)
  •       Glaucoma

E há algum grupo de risco que deve prestar mais atenção às condições de visão? 

Sim, pessoas com as seguintes doenças ou circunstâncias devem ter atenção redobrada:   

  •       Doenças oculares, como degeneração macular e glaucoma
  •       Diabetes
  •       AVC
  •       Pessoas submetidas a cirurgia ocular
  •       Bebês prematuros

Quais são os sintomas da cegueira? 

Não se engane! Na maioria dos casos de perda de visão, os pacientes têm uma série de sintomas que indicam que algo está errado com seus olhos. 

Dentre esses sinais, uma espécie de alerta para os pacientes, os principais são: 

  •       Visão nublada
  •       Incapacidade de ver formas
  •       Ver apenas sombras
  •       Visão noturna ruim
  •       Visão de túnel, perda de visão periférica

Como a cegueira é diagnosticada? 

Um exame oftalmológico completo por um oftalmologista ajudará a determinar a causa de sua cegueira ou perda parcial da visão. 

Como se precaver da deficiência visual? 

Como você já percebeu ao longo deste artigo, o cuidado preventivo é uma das melhores maneiras de proteger sua visão e se anteceder à cegueira. 

Um bom exemplo de cuidados preventivos com a visão é uma visita anual ao oftalmologista para um exame oftalmológico. 

Outras atividades para prevenção incluem: 

Exercitar-se regularmente 

É isso mesmo, a prática de exercício físico também é muito boa para sua visão. Um estudo mostrou que as pessoas que praticam atividade física têm um risco 73% menor de desenvolver glaucoma. 

Proteja seus olhos do sol 

Uma ótima maneira de prevenir a cegueira é proteger seus olhos dos raios UV. Para tanto, basta você usar óculos escuros e protetor solar quando estiver ao ar livre. 

Com essa simples prevenção, você pode barrar o avanço de cânceres que danificam seus olhos começando nas pálpebras, como carcinoma e melanoma. 

Dica: evite usar camas de bronzeamento também. Mas se você usar essas lâmpadas solares, use sempre proteção ocular adequada. 

Fixe a regra 20-20-20 para uso do computador 

Você sabia que trabalhar no computador o dia todo pode causar problemas de saúde ocular? Na verdade, é uma das principais causas de olhos secos, quando as lágrimas não fornecem a umidade adequada aos olhos. 

Para evitar essa patologia e proteger sua visão, use a regra 20-20-20 ao trabalhar em um computador. Essa regra envolve desviar o olhar da tela do computador a cada 20 minutos por 20 segundos para um objeto a seis metros ou mais de distância. 

Mas se você esquecer dessa regra, também é possível usar lágrimas artificiais recomendadas pelo seu oftalmologista para proteger os olhos do ressecamento. 

Evite acidentes com os olhos 

Utilize óculos de proteção sempre que for realizar alguma atividade que possa colocar em risco seus olhos, como uso de esmeril, trabalhos com pregos, madeira, tintas e aerossóis. 

O uso do cinto de segurança em veículos também é fundamental para a proteção dos olhos, principalmente nas colisões que possam levar a um trauma do rosto contra o para-brisa.  

Controle sua diabetes 

Aqui já abordamos que uma das causas da cegueira é o descontrole da diabetes que pode causar retinopatia diabética que, por sua vez, pode levar à cegueira. 

Portanto, se você já tem diabetes, controle o açúcar no sangue, a pressão arterial e o colesterol. 

Agora, se você já recebeu um diagnóstico de retinopatia diabética, pergunte para seu oftalmologista qual o melhor tratamento para interromper a progressão da doença e proteger sua visão. 

Como você pode observar, é possível sim evitar a cegueira com uma série de procedimentos, dentre eles a consulta frequente ao oftalmologista. 

Se você está pensando em procurar especialistas no tema, no COI você encontra uma estrutura completa para cuidar da sua visão com consultas, exames e cirurgias. Agende sua consulta online. 

Revisão médica: Dr. Celso Lopez

Médico oftalmologista

CRM 75275

Receba nossas novidades

Inscreva-se gratuitamente em nossa newsletter.

Inscrever

Ao inscrever-se você está de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de uso.

Posts recentes:

Cuidar da visão é essencial para manter a qualidade de vida e desempenho no ambiente

A retinopatia diabética é uma complicação ocular que afeta pessoas com diabetes. Ela ocorre devido

A catarata é uma doença ocular que afeta o cristalino, a lente natural do olho

Agende uma Consulta
Agende agora mesmo uma avaliação oftalmológica.