You are currently viewing Exame oftalmológico: Ano novo com bons olhos!

Exame oftalmológico: Ano novo com bons olhos!

  • Post category:Oftalmologia

Nos últimos dois anos a pandemia do Covid-19 impôs uma série de novas condutas e hábitos a adultos e crianças. Ficamos isolados em casa, sem atividades sociais, não podendo exercer atividades ao ar livre, nossos trabalhos se transformaram em home office, jovens e crianças passaram a ter aulas e cursos na frente das telas de computadores, tablets e celulares.

Nossa saúde se viu afetada em muitos aspectos de forma direta e indireta devido à presença do Corona vírus na sociedade. Muitos dos pacientes que adoeceram pelo vírus, destacam que notaram alteração na capacidade visual mesmo após a recuperação da doença.

Pandemia X problemas de visão

Uma série de queixas relacionadas à visão tornaram-se muito frequentes durante a pandemia. Cansaço visual, dor de cabeça, vermelhidão ocular, lacrimejamento, “embaçamento” visual, dificuldade na leitura de livros e computador e diversos outros sinais e sintomas foram motivos muito comuns para a procura dos consultórios oftalmológicos.

Aumento de miopia em crianças

Durante a pandemia, os oftalmologistas pediátricos constataram um aumento dramático nos casos de miopia na população infantil e adolescente. Os novos casos de miopia e o aumento da mesma nos jovens pacientes míopes foi assustador. Certamente a sobrecarga de atividades em frente às telas dos eletrônicos associada à pouca atividade ao ar livre foram as principais causas desses diagnósticos.

Casos de estrabismos agudos (desvio ocular) com sintomas de visão dupla em crianças e jovens, aumentaram muito com o uso excessivo de telas. Muitos desses casos tiveram a necessidade de ser corrigidos cirurgicamente.

Maiores queixas oculares

Adultos e idosos sofrem muito com a visão. Piora dos casos de disfunção lacrimal (olho seco) por alteração da lubrificação induzida pelos computadores, mudança constante na graduação dos óculos e dores de cabeça e em volta dos olhos foram queixas frequentes nos consultórios oftalmológicos.

Destaca-se também que muitos pacientes, devido ao isolamento social e não raramente por medo ou desconhecimento, abandonaram seus tratamentos de doenças oculares crônicas como glaucoma, retinopatias, estrabismo e catarata, trazendo sérias consequências aos olhos, muitas vezes de forma irreversível.

Felizmente nos últimos meses, a vida tende a voltar ao novo normal. Os trabalhos e aulas voltam a ser presenciais. A vida social se faz presente novamente. Voltamos às práticas esportivas. 

Algumas perguntas feitas por muitos pacientes durante essa pandemia: 

Como estarão nossos olhos e dos nossos filhos após esse período tão difícil?

Minha lente de contato está vencida, e agora?

Como está o tratamento do estrabismo do meu filho(a)?

Meu filho deixou de usar o tampão e agora?

Meu glaucoma está controlado?

O diabetes afetou meus olhos?

Meus óculos estão adequados?

Posso retomar o processo para fazer minha cirurgia de miopia e catarata?

Estas perguntas e muitas outras precisam ser respondidas com urgência. O exame oftalmológico completo é de extrema importância no atual período de retomada das atividades de adultos e crianças. Os tratamentos oftalmológicos necessitam ser retomados. Temos que priorizar os cuidados com a nossa saúde ocular.

Aproveite o período de férias escolares e recesso de final de ano para procurar um médico oftalmologista e realizar seu exame oftalmológico completo. Vamos iniciar o novo ano com muita saúde e com bons olhos. Marque sua consulta oftalmológica aqui.

Por Dr. Celso Lopez Fernandez

(CRM 75275)