You are currently viewing Conheça a Casa Bahkita

Conheça a Casa Bahkita

  • Post category:Oftalmologia

Conheça a Casa Bahkita, um lar transitório para recém-nascidos separados da família

O Centro Oftalmológico Integrado (COI) é um dos parceiros da instituição, realizando gratuitamente exames oftalmológicos aos bebês uma vez por mês

Estamos no mês das crianças. Tempo em que famílias celebram o crescimento e o desenvolvimentos dos pequenos. Quem é pai e mãe (ou acolhe crianças) sabe o quão importante é cada passo deles: o primeiro sorriso, o primeiro passo, as primeiras palavras. Tudo conta no livro de progresso dos pequenos. E os pais corujas adoram celebrar essas pequenas conquistas!

Mas nem todos têm essa sorte, especialmente, em países em desenvolvimento como no Brasil. Infelizmente, convivemos com muita desigualdade e falta de oportunidades. E os filhos do elo mais fraco desse desequilíbrio econômico são os que mais sofrem. Mal nascem e já precisam passar por uma série de obstáculos. Alguns começam a vida já com pelo afastamento dos pais biológicos pela Justiça.

Acolhimento

Essa é a realidade de bebês, recém-nascidos, acolhidos pela Casa Bahkita, uma instituição que funciona como um lar transitório para esses pequenos que foram temporariamente afastados do berço familiar e que conta com a parceria do Centro Oftalmológico Integrado (COI).

Boa parte desses bebês sofre essa separação por conta do vício das drogas dos pais ou pela extrema pobreza — muitas mães abandonam seus filhos já na maternidade. Há relato, inclusive, de bebês com abstinência de narcóticos, afinal eles consumiam a substância involuntariamente via o ventre materno.

Fundada em 2006 a Casa Bahkita tenta construir boas experiências para esses pequenos abandonados à própria sorte. “Em pouco tempo aqui, a melhora é nítida”, relatou a coordenadora da instituição Antônia Todeschini à reportagem da Veja São Paulo.

Parceria Casa Bahkita e COI

Situada na zonal leste da capital paulista, a Casa Bahkita abriga cerca de vinte pequenos moradores que recebem atenção e carinho dos funcionários e voluntários da entidade. Como parceiro da instituição, o Centro Oftalmológico Integrado realiza gratuitamente os primeiros testes de visão desses pequeninos nas dependências do COI.

“É muito gratificante o trabalho realizado junto à Casa Bahkita. Tentamos levar mais conforto e saúde ocular a esses pequenos guerreiros”, destaca o médico oftalmologista Celso Lopez, sócio-fundador do COI.

A Casa Bahkita é um dos braços do Centro Social Bompar, ligado à Igreja Católica, que atua há 70 anos acolhendo a comunidade paulista com respeito e integridade. Além da creche de recém-nascidos, a entidade conta ainda com outras 51 unidades, que juntas atendem diariamente cerca de 10 mil pessoas entre crianças, adultos e idosos.

Em vídeo institucional, a Irmã Judith Lupo, do Centro Social Bompar, explica a importância desse acolhimento dos pequenos nos primeiros anos de vida deles. “Estudos indicam que até os seis anos de idade é que se forma a estrutura básica do ser humano. Na medida que essa criança é acompanhada com carinho e afeto, ela vai ser uma pessoa do bem”, salienta.

Você se sensibilizou com essa história? Entre em contato com o Centro Social Bompar e veja como você pode contribuir para tornar a vida desses pequenos mais amena.

E se você ainda não tem um oftalmopediatra da família, que tal conhecer os profissionais do Centro Oftalmológico Integrado? Os oftalmopediatras do COI indicarão o melhor tratamento, com atendimento humanizado, para seu pequeno.