Com a chegada do verão as atividades ao ar livre tornam-se mais frequentes. O clima convida àquela corrida no parque, à piscina no clube com a família, ao jogo na quadra com os amigos e por que não um delicioso banho de mar? Aproveitar tudo isso é sempre muito bom, mas para muitas pessoas que fazem uso de óculos ou lentes de contato pode não ser tão simples assim.
Correção de miopia, astigmatismo e hipermetropia
Quem é míope ou astigmata sabe bem como o uso das lentes corretivas podem ser um grande incômodo nessas situações, que na verdade deveriam ser prazerosas. A dificuldade em enxergar sem óculos pode privar o indivíduo de uma série de atividades sociais e esportivas.
Nesta época do ano, a procura pela cirurgia refrativa para correção de miopia, astigmatismo e hipermetropia, aumenta muito nos consultórios oftalmológicos. Tornar-se independente dos óculos e das lentes de contato passa a ser o desejo de muitas pessoas, para aproveitar ao máximo a estação do ano com mais liberdade.
Como deixar de usar os óculos ou as lentes de contato?
Não devemos subestimar os cuidados com a visão. Embora a cirurgia refrativa seja um procedimento rápido e muito seguro, o médico oftalmologista deverá realizar uma detalhada avaliação oftalmológica do paciente interessado em livra-se dos óculos.
Cada paciente é único e os olhos das pessoas não são iguais. Para muitos a cirurgia poderá ser realizada sem problemas, para outros infelizmente, ela poderá ser contra indicada. O importante é que o médico indique o que é mais seguro para o paciente.
Qual tipo de cirurgia refrativa é mais indicado?
Diversas técnicas de cirurgia refrativa a laser podem ser utilizadas para a correção da miopia, astigmatismo ou hipermetropia, apresentados pelo paciente. Cabe ao médico oftalmologista indicar qual o melhor método para cada paciente.
Avaliação oftalmológica completa com a determinação da ametropia (“graduação”), espessura e curvaturas corneanas, mapeamento de retina, motilidade ocular entre outros, são exames fundamentais para a realização de uma cirurgia segura e com excelentes resultados.
Existem riscos para a visão na cirurgia refrativa?
Todo procedimento cirúrgico tem sua cota de riscos. Felizmente na cirurgia refrativa eles são extremamente baixos, desde que o paciente seja bem avaliado e siga rigorosamente as orientações e cuidados pós-operatórios indicados pelo seu médico.
Agende uma avaliação com seu médico de confiança. Somente ele poderá esclarecer todas as suas dúvidas e indicar o melhor procedimento para o seu caso.
Você tem vontade de se livrar dos óculos de grau? Dê o primeiro passo e agende uma consulta oftalmológica. Quem sabe se neste verão você usará apenas um lindo óculos de sol!