homem tirando óculos de grau (cirurgia de miopia)

Tudo que você precisa saber sobre a cirurgia de miopia

Do diagnóstico, passando pela cirurgia e seus benefícios. Saiba quando, como e onde fazer a sua cirurgia de miopia a laser 

Se você está cansado de tirar e colocar seus óculos, não aguenta mais limpá-los para ter uma visão mais nítida e tampouco suporta carregá-los em todos os lugares que você vai, então esse artigo é para você. Por quê?

Aqui, você entenderá como a cirurgia de miopia pode te ajudar a se livrar desses inconvenientes trazidos pelos óculos ou pelas lentes de contato. Como veremos mais adiante, trata-se de um procedimento rápido, com recuperação em poucos dias e resultados eficazes.

Ficou curioso para saber tudo sobre a cirurgia de miopia? Acompanhe-nos então nessa jornada pelo descobrimento sobre o que é a doença, como tratá-la e os benefícios da cirurgia de miopia.

O que é miopia?

Antes de falarmos sobre a solução, vamos abordar aqui a patologia.

A miopia ocorre quando a pessoa consegue enxergar nitidamente os objetos próximos, mas os objetos distantes ficam embaçados. Por exemplo, a pessoa consegue ler tranquilamente um livro, mas não consegue ver um outdoor do outro lado da rua nitidamente.

Por que isso acontece? Para que alguém veja com clareza, os raios de luz devem passar pelas camadas frontais do olho, a córnea e o cristalino. Ambos trabalham juntos para desviar a luz para a retina, que então envia um sinal para o seu cérebro, permitindo a visão.

Na miopia, o formato do olho impede que a luz faça o caminho acima citado e quando a luz não está focada na retina como deveria, a visão fica embaçada.

Só para se ter uma ideia da dimensão da doença, hoje a miopia é um dos distúrbios oculares mais comum. E a comunidade oftalmológica estima que até 2050, quase metade das pessoas no mundo terá miopia.

Como tratar a miopia? 

Como vimos anteriormente, uma em cada duas pessoas poderá ter miopia no futuro. Portanto, quanto mais você souber como tratá-la melhor, afinal nunca se sabe se você estará na porção da população que terá de lidar com o distúrbio.

Bem, a primeira coisa a se fazer é frequentemente passar em consultas com oftalmologista. O profissional poderá detectar a doença ocular e indicar o melhor tratamento:

  • Uso de óculos
  • Uso de lentes de contato
  • Cirurgia refrativa

Cirurgia refrativa: benefícios 

O procedimento para corrigir a miopia é conhecido como cirurgia refrativa ou correção da visão. Atualmente existem três tipos principais de cirurgia: PRK, LASIK e SMILE. Cada uma tem lá suas particularidades, que irão influenciar especialmente na rapidez e no conforto pós-operatório do paciente. Contudo, todas têm praticamente as mesmas vantagens:

  • A operação é rápida
  • Não há tantas restrições para o pré e pós operatório
  • Recuperação visual rápida
  • Quase não há desconforto nos período pós-operatório
  • Resultados eficazes

Além das vantagens do procedimento em si, há também uma melhora considerável da qualidade de vida para quem passa pela cirurgia refrativa de miopia. Como assim?

A pessoa se sentirá mais independente para exercer atividades como ir à praia, à academia ou fazer uma caminha ao livre sem precisar se preocupar com os óculos nem limpar todos os dias a lente de contato.

Para as mulheres há um elemento extra ainda nessa história, ela aumenta a autoestima feminina, isso porque com a cirurgia elas poderão aplicar corretamente a maquiagem sem precisar de óculos. Na prática, os óculos atrapalham a atividade de se maquiar, especialmente na região dos olhos.

Mais um benefício relevante da cirurgia é a economia. Depois da cirurgia você não precisará mais comprar lentes de contato ou o líquido para limpá-las. E se você usa óculos tampouco ficará gastando uma fortuna nas armações e nas trocas de lentes.

Todo mundo pode fazer a cirurgia refrativa para miopia? 

A cirurgia ocular a laser é adequada para a maioria das pessoas com mais de 18 anos, que estão com o grau estabilizado e que possuem o diagnóstico confirmado pelo médico oftalmologista, após avaliação das condições oculares, com exames pré-operatórios específicos para a cirurgia refrativa a laser.

Existem riscos na cirurgia?

Seu cirurgião discutirá quaisquer efeitos colaterais e riscos com você antes de prosseguir com a cirurgia. No entanto, há riscos mínimos envolvidos na cirurgia, eles geralmente estão associados a outras doenças oculares pré-existentes como glaucoma, ceratocone, estrabismo e instabilidade da graduação por exemplo.

Quais são os cuidados pós-operatórios da cirurgia?

Não há muito segredo nesses cuidados. São precauções mínimas para manter sua visão saudável.

Seu oftalmologista pode sugerir medicamentos anti-inflamatórios, colírios e analgésicos para aliviar o desconforto ocular inicial. Ele também pode recomendar o uso de óculos de sol por pelo menos uma semana após o procedimento e evitar atividades que possam machucar seus olhos.

Se você conseguiu ler esse nosso artigo, mas não conseguiu enxergar detalhes de um objeto que está a mais de 100 metros de distância, está na hora de você consultar um oftalmologista.

No Centro Oftalmológico Integrado (COI), temos o objetivo de fornecer tudo o que você precisa para proteger sua saúde ocular.

Solicite um agendamento hoje mesmo com os nossos especialistas! Clique aqui e faça o agendamento online ou por nossos telefones:

Revisão médica: Dr. Celso Lopez

Médico oftalmologista

CRM 75275

Receba nossas novidades

Inscreva-se gratuitamente em nossa newsletter.

Inscrever

Ao inscrever-se você está de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de uso.

Posts recentes:

Com o progresso da oftalmologia ouvimos falar cada vez mais sobre cirurgia refrativa. No entanto,

A oftalmologia pediátrica é uma subespecialidade da oftalmologia que confere cuidados e tratamentos específicos para

A degeneração macular relacionada à idade (DMRI) é uma doença ocular que afeta a parte

Agende uma Consulta
Agende agora mesmo uma avaliação oftalmológica.