Siga as recomendações dos nossos especialistas para proteger sua visão na época do ano onde há maior incidência de raios ultravioletas.
Agora que a temporada de verão finalmente chegou, é hora de partir para a praia, para a piscina e garantir a correta proteção para seus olhos. Como assim? Sim, não é porque a estação mais quente do ano chegou que você vai deixar de lado a saúde dos olhos. Aliás, é nesse momento em que há mais riscos de exposição dos seus olhos aos raios ultravioletas (UV) e outros perigos dos quais você pode não estar ciente.
A estação mais quente do ano é também propícia para o aumento de casos de infecções, alergias e transtornos ocasionados pela radiação solar. Entre os principais problemas que afetam a visão nessa época do ano estão: conjuntivite, ceratite (inflamação da córnea) e olho seco.
De acordo com especialistas, o período de calor, seguido dos dias de períodos chuvosos do verão, são uma receita propícia para aparecer problemas nos olhos. Isso porque o calor facilita a proliferação de bactérias e os ambientes fechados durante as chuvas criam condições favoráveis para a disseminação de vírus.
Não devemos esquecer também que nessa época do ano, as águas das piscinas e praias podem estar mais contaminadas pelo acúmulo de pessoas, propiciando a propagação de vírus, fungos e bactérias.
Separamos algumas dicas úteis que valem a pena seguir se você estiver procurando por cuidados oftalmológicos adequados, veja a seguir:
Cuidados básicos com os olhos no verão:
Óculos de sol ou óculos de proteção
Sempre que estiver ao ar livre sob o sol, use óculos de sol que ofereçam proteção UV adequada. Se este não for o caso de seus óculos, é provável que eles estejam causando mais danos do que benefícios aos seus olhos.
Mas como saber se meus óculos têm proteção UV?
O ideal é que você já fique atento a essa informação no ato da compra. Você deve procurar rótulos com proteção UV 400 ou 100% contra os raios UVA e UVB.
Mas se você não lembra dessa informação quando você adquiriu o acessório, fique atento se ao usar os óculos você sente dores de cabeça e ou ardência nos olhos. Se sim, é hora de trocar seu acessório, pois ele não possui a proteção adequada.
Existem equipamentos em consultórios oftalmológicos que conseguem verificar a presença e eficácia dos filtros UVA e UVB nas lentes dos óculos. No COI, por exemplo, utilizamos o lensometro digital que permite fazer essa avaliação.
Use um outro acessório para proteger seus olhos
Enquanto óculos de sol oferecem a primeira linha de defesa, é sempre melhor usar um chapéu para proteger o sol ou uma viseira como proteção extra. Afinal, todo cuidado é pouco para preservar seus olhos dos raios solares.
Use óculos de sol mesmo com o tempo nublado
Não é uma má ideia usar óculos de sol durante o tempo nublado. Você deve estar pensando que nossos especialistas estão sendo cuidadosos demais?
Na verdade, tomar essa proteção extra garante um bom cuidado com os olhos e os protege dos raios UV. Afinal, eles estão lá mesmo em dias nublados (lembre-se dessa dica não só no verão, mas em todas as estações do ano!).
Mantenha-se hidratado
É muito importante manter a pele e os olhos hidratados. Beba sempre água mineral ou filtrada (mínimo de dois litros por dia) para evitar olhos e pele desidratados.
Mantenha os olhos lubrificados com colírios
Às vezes, manter-se hidratado não é suficiente. É nessa hora que se deve ter um colírio à mão (depois de consultar um oftalmologista para saber o mais adequado), porque o verão abre caminho para o ressecamento e irritação ocular, que muitas vezes termina em dor nos olhos ou inchaço.
Para dar adeus a essa condição, recomenda-se o uso de colírios sob prescrição médica. Ele lubrificará os olhos e eliminará a dor e o ressecamento.
Não abra os olhos dentro da água
Na hora do banho de piscina, mar ou rio, evite abrir os olhos dentro da água sem o uso de óculos adequados. Mas por que essa regra?
Ao fazer esse movimento, o olho ficará exposto mais facilmente a possíveis irritações e o contágio de doenças infecciosas, tais como as conjuntivites químicas (causadas pelo cloro), virais e bacterianas.
Evite o sol no período maior radiação
Sempre que possível, tente ficar dentro de casa, especialmente, durante o sol das 10h às 16h. É nesse horário que a força do sol está no máximo e a radiação ultravioleta no auge.
Se precisar sair nesse período de maior radiação solar, use lentes solares polarizadas, pois elas reduzem o brilho e propiciam maior conforto.
Cuidado ao passar o protetor solar
Ao aplicar o protetor solar, tente evitar qualquer contato com os olhos, pois isso pode causar irritação. Se sentir alguma irritação, lave bem os olhos com água limpa.
Com a chegada do verão, crescem as chances de as pessoas aplicarem uma grande quantidade de protetor solar no rosto.
Mas é preciso ter um cuidado redobrado para aplicá-lo ao redor dos olhos e na região das pálpebras. Por quê?
Os protetores solares, com alto FPS, geralmente causam desconforto aos olhos. Embora não cause danos permanentes a sua visão, podem causar queimaduras químicas na superfície dos olhos. E isso pode significar um pouco de desconforto e dor nos olhos por alguns dias.
Seja no verão, inverno, primavera ou outono, no Centro Oftalmológico Integrado (COI), nos preocupamos com a saúde de seus olhos. Nosso objetivo é fornecer tudo o que você precisa para proteger sua visão.
Solicite um agendamento hoje mesmo com os nossos especialistas!